A cultura organizacional desempenha um papel fundamental na construção e execução da estratégia de uma organização. Ela sustenta a estratégia por meio da colaboração, do engajamento e da disciplina de líderes e colaboradores, visando a realização do futuro desejado.
Por outro lado, uma cultura desalinhada com a estratégia pode criar dificuldades na realização desse futuro, visto que ela exerce uma influência poderosa sobre a forma como as coisas são feitas e como as pessoas se comportam. Se a cultura não apoia a visão de futuro e não corrobora sua construção, podem surgir desafios significativos, como resistência e falta de engajamento.
Uma parte essencial da construção de uma cultura estratégica é fazer com que a estratégia seja conhecida e compreendida por toda a organização. Além disso, é fundamental que cada indivíduo entenda qual é o seu papel na execução da estratégia e quais resultados precisa entregar individualmente para que os objetivos coletivos sejam alcançados. Para isso, é necessário proporcionar autonomia para as pessoas – permitindo que elas se tornem protagonistas no processo de transformação – e promover uma cultura inclusiva, que considera as múltiplas visões e perspectivas presentes na organização, valoriza a diversidade de experiências e habilidades e encoraja ativamente a contribuição de todos.
Nesse ambiente colaborativo, as pessoas se sentem motivadas a contribuir ativamente, pois sabem que suas vozes são ouvidas e suas ideias valorizadas. Essa sinergia favorece a resolução criativa de problemas complexos, a evolução contínua e a inovação, fortalecendo a capacidade da organização de se adaptar rapidamente, superar desafios e alcançar grandes resultados.
Bravo! Espero viver o suficiente para ver essa mudança de valores acontecer! É preciso que se compreenda que a cooperação, como estratégia, é mais produtiva que a competição!